5 dicas de vendas essenciais para iniciantes no consignado

Hoje vou ajudar você, que está iniciando nas vendas, com dicas de vendas para impulsionar sua carreira. Durante os primeiros meses, é normal que os profissionais encontrem dificuldades, mas cabe ao corretor ter a iniciativa e usar essas dificuldades como aprendizado e buscar contornar a situação. Aprender uma boa técnica de vendas é uma excelente forma de iniciar esse processo e conquistar bons resultados no consignado, portanto, conheça a infalível técnica de vendas para o consignado.

 

 

 

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Você provavelmente já se fez algumas perguntas, como: o que eu preciso fazer para conquistar meu cliente em uma negociação? Como chego até ele? São muitas perguntas que planam a cabeça, portanto, mantenha a calma e não se precipite. Não existe uma formula mágica para as vendas. Muitas pessoas acreditam que para ser um bom vendedor, é necessário nascer com um talento nato. Obviamente isso ajuda bastante, mas posso garantir que o método que se vende é mais importante. Então se você está iniciando nas vendas hoje, amanhã pode se tornar um exímio vendedor. Seja persistente, dedicado e irá chegar lá!

 

Conversei com Walter Lucas Oliveira, Consultor de sistemas de call center. Sua vasta experiência como consultor auxiliando correspondentes bancários no consignado me chamou muito atenção. Ele nos contou sobre as dificuldades no início da carreira, como superou essas dificuldades, as principais falhas vistas no mercado, e concluiu citando algumas dicas para quem está iniciando as operações em call center.

 

Walter conta que passou pela experiência de pastinha, porém com pouca estrutura. Percebendo que era um bom mercado, começou as atividades com call center voltado para o consignado em 2012.

 

“Acho que foi um dos meus primeiros erros, pois abri com uma estrutura muito grande. Mas uma estrutura muito grande de pessoal, e não de tecnologia. Eu não tinha as ferramentas necessárias. Não tinha um modelo de vendas estruturado. Eu não tinha uma meta clara para minha equipe e para que eu pudesse acompanhar meus resultados. Isso tudo inviabilizou a continuação do processo, pois eu não tinha nenhuma ferramenta de gestão. E então precisei sair do mercado por um período de tempo assim que iniciei”, diz Walter.

 

Para superar as dificuldades, Walter conta que buscou entender os motivos pelo qual fracassou em um nicho de mercado onde muitos obtém bons resultados.

 

“Comecei a observar o que o mercado fazia de diferente e o que dava certo. Então percebi que eu não tinha o conhecimento necessário do produto, e não ter uma ferramenta de gestão foram os principais erros que cometi”.

 

Atualmente, Walter não atua mais com vendas no consignado, porem durante essa jornada para entender as falhas e dores de seus clientes, adquiriu conhecimento de quais são as melhores soluções e o que é fundamental para uma corretora de empréstimo consignado obter sucesso no modelo de call center.

 

“Ainda vejo muitos erros primários, como se iludir com os números, não ter um CRM para uma gestão completa de vendas e da equipe, e falta de uma monitoria estruturada para melhorar a performance e qualidade dos operadores. Hoje vejo que as principais falhas em quem almeja alancar o sucesso no consignado é acreditar que quando vão operar em call center, dando um telefone para o operador, tudo funciona no automático”, conclui Walter.

 

Para encerrar, nosso entrevistado citou quais são os pilares para uma equipe de call center alcançar o sucesso. São elas:

 

  1. CRM
  2. Malling qualificado e assertivo
  3. Discador automático para a equipe ganhar performance
  4. Implementação de uma monitoria estruturada
  5. Metas clara e definidas
  6. Acompanhar tudo isso

 

5 dicas de vendas

 

Para auxiliar e incentivar, separei 5 dicas de vendas importantíssimas para você surpreender na hora da negociação com seus clientes. Confira:

 

Conheça bem o que está vendendo: Não existe a possibilidade da tentativa de vender algo com credibilidade sem que conheça totalmente os produtos, tabelas, e claro, entender bem o mercado. O tomador de empréstimo está interessado no produto, mas mais interessado na solução que o empréstimo vai trazer para ele.

 

Aprenda a ouvir NÃO: Você vai ouvir mais respostas negativas que positivas, portanto, acostume-se com isso o mais rápido. Porém, não fique pra baixo por isso, é algo natural. Entenda que esse “não” traz oportunidades. Tente identificá-las. Também use como aprendizado e veja o motivo de estar ouvindo respostas negativas para melhorar seu desempenho.

 

Aprenda com a experiência: Converse com vendedores mais experientes. Eles vão passar um pouco de sua vivência no mercado e auxiliarão a evitar alguns erros. Entenda que existem outros pontos de vista e nem sempre você terá razão.

 

Monte um script de vendas: No decorrer do tempo, você entenderá a importância de ter um script bem montado. Saiba quais são as principais perguntas que permitam conhecer melhor o cliente e através dessas respostas elabore mentalmente estratégias para cada tipo de resposta que o cliente possa dar. Assim, a negociação se torna mais fácil. Mas é importante lembrar: escute mais do que fala. Deixe o possível tomador falar e te dar informações necessárias para você surpreende-lo com a respostas certas.

 

Credibilidade: Você tem um nome a zelar. Mentir para vender garante resultados para hoje, mas não é sustentável para o futuro. O dinheiro, neste momento, não deve ser a principal preocupação. O dinheiro é importante, mas foque primeiro na aprendizagem e na credibilidade.

 

Ótimas vendas!

 

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