5 erros na gestão financeira das promotoras que devem ser evitados

Uma das formas mais eficazes de analisar a saúde de uma promotora é pela sua gestão financeira. E em uma promotora, que mexe constantemente com fluxo de caixa, é inadmissível que cometa alguns erros. De acordo com o IBGE, metade das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem três anos e a má gestão financeira está dentre os principais motivos. Nesse post, falaremos sobre 5 erros para que fique atento e não caia nessas armadilhas, ou para você, que não está bem nos negócios, repensar a forma como as financias estão sendo conduzidas.

 

 

 

Está fazendo alguma tarefa e não quer parar para ler? Então utilize o player abaixo para escutar o áudio deste post.

 

1 – Falta de planejamento financeiro

 

Planejamento é o início de tudo. Só a partir dele é possível comparar o estimado com o realizado pela empresa, coordenar e controlar suas funções de acordo com os objetivos estabelecidos. Portanto, é uma obrigação o planejamento prévio para nortear sua promotora de acordo com metas dela. Uma boa meta financeira deve ser específica pra um objetivo, atingível, ter prazo, ser mensurável e relevante para a promotora.

 

2 – Misturar despesas pessoais com despesas da promotora

 

O erro mais comum nas empresas, é não saber diferenciar as contas da empresa e da conta do próprio dono, que muitas vezes é quem controla as finanças do negócio. Tirar dinheiro do caixa para pagar contas ou aquisições pessoais podem comprometer seriamente o funcionamento da organização. O mais aconselhável é definir um pró-labore e respeitar os ganhos.

 

3 – Perder o controle do fluxo de caixa

 

Controlar o fluxo de caixa é mais que acompanhar o extrato bancário e atualizar planilhas com valores que já ocorreram. O fluxo de caixa possibilita analisar estimativas e projeções futuras, se é possível fazer um empréstimo sem comprometer o orçamento, e claro, ter todo controle financeiro. Então se você não sabe o quanto sai e entra de dinheiro de sua promotora, está cometendo um erro gravíssimo!

 

4 – Não possuir um sistema de gestão financeira

 

Muitas empresas fazem o controle financeiro de forma manual, como uma planilha do Excel ou até mesmo no papel. Porem quanto mais manual for o controle, mais suscetível ao erro estará. Portanto, investir em um software de gestão financeira é de extrema importância. O sistema faz tudo de forma automatizada, com os indicadores necessários e precisão. Feito esse investimento, diminui a probabilidade de um erro e otimiza-se tempo, poupando o profissional de fazer o trabalho manualmente e podendo investir o esforço sendo produtivo com outra tarefa.

 

5 – Não analisar o desempenho da promotora

 

Como foi dito no item 1, as metas devem ser mensuráveis. Então é de extrema importância que o gestor esteja analisando constantemente o desempenho financeiro. Posteriormente a essa análise que é feita as estratégias de gerenciamento. O erro está justamente em considerar apenas a diferença entre as receitas e despesas. Alguns dados como pagamento de comissão, custos, despesas, investimentos, vendas e impostos devem ser registrados e analisados corretamente para saber se a empresa está indo na direção certa.

 

Sabendo da dificuldade do mercado quanto a gestão financeira, no sistema Gerencial Crédito, temos o CAP, nele temos toda agenda financeira, como lançamento de despesas, lembretes de contas a vencer, centro de custo e tipo de custos fixos ou variáveis. Todos com opção de filtragem para ajustar melhor ao seu controle financeiro. Ainda vou adiantar uma novidade! Em breve, traremos melhorias brilhantes dentro do módulo. Dentre elas, um relatório gráfico super intuitivo com indicadores para sua gestão e muitas outras novidades. Fique atento as novas atualizações.

 

5 erros na gestão financeira das promotoras que devem ser evitados

 

Gráfico de movimento financeiro: receita, despesa (colunas) e ganho líquido (linha)

Caso queira aprofundar o assunto, nós indicamos o SEBRAE. Lá você encontrará insights, conteúdos, e se necessário, até mesmo consultores especialistas a disposição para sua empresa.

 

Se você gostou desta postagem, compartilhe nosso blog com amigos e corretores da sua equipe e não esqueça de deixar o seu comentário aqui.

 

 

Sobre o autor: