A retenção de carteira – Entenda e comece a fazer

O processo de retenção de carteira é algo relativamente novo no crédito consignado. Ou pelo menos, ganhou muito mais força e notoriedade recentemente. Fato que este tema está relacionado com a portabilidade, e você, entregando sua produção diretamente no banco ou através de correspondente, precisa estar sabendo de todos os detalhes e estar preparado. A partir de agora abordaremos o assunto que tenderá estar cada vez mais em evidência no seu dia a dia.

 

 

 

 

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O que é retenção de carteira no crédito consignado?

 

Nos últimos anos o mercado de crédito consignado passou por várias mudanças. Logicamente você tem acompanhado tudo de perto e sentido as mudanças no seu negócio. Empurrado por baixas taxas de juros, o crescimento ano após ano do modelo empréstimo consignado tem ajudado a manter o mercado ainda aquecido, mesmo em tempo de crise.

 

 

No momento atual, onde os tomadores de empréstimo estão com suas margens praticamente zeradas, e somado à recentes notícias como Temer assina decreto definindo salário mínimo de 2018 em R$ 954 (G1 | Economia em 29/12/2017) e Reajuste do salário mínimo em 2018 é o menor em 24 anos (G1 | Economia em 29/12/2017) fizeram a estratégia de vários correspondentes focar na portabilidade.

 

 

Daí tudo começa a se encaixar, porque se você recebe comissionamento diferido, quando o contrato for portado para outro banco sua promotora deixa de receber. Se você antecipou o comissionamento daquele contrato, o que quase todos os bancos fazem atualmente, você será impactado com o estorno por coobrigação. Inclusive, meses atrás publicamos um post sobre isso: Saiba tudo sobre estorno de comissão por Coobrigação! (Blog Gerencial Crédito | 24/08/2017).

 

 

O melhor é trabalhar para manter os clientes na sua carteira. E para isso, é imprescindível a utilização de ferramentas que auxiliem nesse processo de retenção. Abaixo vamos explicar como você pode melhorar a retenção de suas carteiras utilizando o módulo de telemarketing do Gerencial Crédito – 2TECH, nosso sistema de gestão para promotoras de crédito consignado.

 

 

Como gerenciar a retenção de carteira apoiado em um sistema?

 

 

Quando um contrato é intencionado para portabilidade o banco notifica o correspondente, daí você tem a possibilidade de gerenciar a listagem de retenção de forma diferenciada, com os controles necessários para trabalhar com as condições e os prazos estreitos dessa modalidade.

 

 

Para quem já é cliente e deseja utilizar essa funcionalidade, é necessário entrar em contato com a equipe de suporte. Após a liberação, você envia a listagem para o sistema informando dados como taxa de juros a ser oferecida, taxa do banco que está tentando realizar a portabilidade e data máxima para realizar a retenção. Assim o operador tem todas as informações necessárias para realizar uma abordagem de sucesso com o cliente.

 

 

Liberando a listagem para ser trabalhada, identificamos o perfil da mesma, assim o sistema exibe as informações de forma diferenciada.

 

Liberação de listagem - Gerencial Crédito 2TECH

Tela de liberação de listagem. Defina qual é o tipo de campanha a ser trabalhada.

 

 

Na tela de atendimento o operador tem acesso a todas essas informações e ao final do atendimento define um status para aquela tentativa de retenção.

 

Tela de atendimento

Tela de atendimento no Layout de retenção de carteira.

status motivo contratos retencao

Status / Motivo contratos Retenção de carteira

 

O sistema disponibiliza um relatório em tela onde a gerência do Call Center consegue fazer o acompanhamento em tempo real.

 

relatorio de controle

Relatório de controle na tela

 

Além de um relatório por e-mail com um resumo das retenções vencidas e a vencer.

 

Relatório de controle - via email

Relatório de controle – via email

 

Não perca tempo e comece já uma retenção eficaz e potencialize seus negócios! Esse controle é gratuito para todos os clientes que possuem o módulo de telemarketing do Gerencial Crédito – 2TECH.

 

 

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