Como sobreviver as mudanças no mercado do consignado

As mudanças no mercado são inevitáveis. São muitas variáveis que influenciam o macro ambiente e certamente afetam desde o corretor de empréstimo consignado ao correspondente bancário. Muitas vezes são inesperadas e, mesmo que sejam necessárias, as vezes demandam tempo e uma certa resistência a adaptação. Sai na frente quem se adapta mais rápido, mais a frente ainda quem consegue antecipar essas mudanças e se preparar. E você, está atento as novas tendências? Está preparado para as mudanças do mercado? Queremos sua resposta após a leitura.

 

 

Esta fazendo alguma tarefa e não quer parar para ler? Utilize o player abaixo para escutar o áudio deste post.

 

Mas antes de seguir nossa publicação, estar atento e preparado para as mudanças do mercado foi uma das recomendações dadas pelo Romildo Assunção, Presidente da Assunção Promotora, em um bate-papo que tivemos sobre sucesso no consignado: sorte ou persistência?

 

 

De volta ao texto, adaptar-se as novas tendências é essencial para sobreviver no mundo dos negócios. No mercado do consignado, que é tão competitivo e com mudanças rotineiras, o player deve estar atento e com mente aberta a inovações. Pode parecer um pouco difícil, mas essas mudanças abrem um leque de oportunidades enorme para seu posicionamento no mercado. Tudo vai depender da sua capacidade de adaptação e perspicácia para utilizar a melhor estratégia para aderir essas tendências de forma efetiva.

 

 

Mas como ficar atento as tendências e inovar?

 

 

Antes de colocar suas ideias em prática, o corretor precisa aceitar os riscos de forma calculada, quebrar paradigmas e encarar com atitude os desafios do mercado. A inovação também está relacionada com a aplicação de novas ideias para serem colocadas em prática. Não considere a inovação algo fora de seu alcance. Você pode ser inovador e adaptar sua forma de trabalhar ao mercado, seja através de novas tecnologias ou novos modelos.

 

 

A tecnologia vem evoluindo de forma acelerada e atualmente é a principal aliada para qualquer empreendedor de sucesso. Ela veio para simplificar nossas vidas e cada vez está mais introduzida ao mundo dos negócios, é algo inevitável, mas que infelizmente algumas empresas ainda relutam em se adaptar e inovar, o que pode levar até a sua falência.

 

 

Netflix - Como sobreviver à mudanças no mercado de consignadoUm grande exemplo disso, foi a Blockbuster, empresa consolidada, que no ápice da sua maturidade de mercado, com filiais espalhadas pelo mundo, não acreditou na nova forma de crescimento de serviços de aluguel de filmes online da Netflix, que era apenas uma empresa de entrega de DVD pelo correio e em 2007 inovou, dando início ao seu serviço de streaming. A Blockbuster, mesmo vendo a ascensão do serviço de streaming, relutou e não adaptou-se as novas tendências e mudanças que o mercado exigia e logo foi a falência. Atualmente a Netflix tem 75 milhões de usuários em mais de 190 países pelo mundo e continua crescendo.

 

 

Histórias como essa acontecem a todo momento. Se manter informado e conhecer o mercado do consignado é essencial.

 

Entramos em contato com um dos nossos clientes, hoje participante do Clube Gerencial Crédito, ele nos contou sobre as mudanças no mercado que o fez aderir novas tendências para a sobrevivência de sua empresa no mercado. Veja sua declaração abaixo:

 

Everton Ribeiro, Diretor da EffectiveMais, há 4 anos atrás visando em aderir a nova tendência de implementação a tecnologia ao mercado de consignado para gerir sua empresa entrou em contato e desde então é cliente 2Tech. Esse ano, a EffectiveMais completou 5 anos. Everton nos conta que passa por momento de adaptação desde o diferimento de comissão e inicio da portabilidade.

 

Ele explica como fez para adaptar sua empresa as mudanças que o mercado exigia: “para superar os obstáculos, optei por reduzir o cadastro de corretores, praticamente zerando a produção com esta frente de trabalho e partindo para a produção própria.”

 

Adaptado ao novo modelo ele acrescenta: “Precisamos fazer um investimento em tecnologias de Call Center e hoje nossa produção é em torno de 80% própria, o que nos deixa um retorno bem maior, retorno este que nos possibilita manter a empresa com tranquilidade e ainda estarmos bem mais tranquilos em relação as fraudes, cujas são sempre causadas por vendas de corretores.“

 

E hoje, novas oportunidades de crescimento vem surgindo, conta Everton: O modelo está dando certo, e hoje já estou sendo procurado para elaborar projetos de consultoria para o segmento usando minha empresa como modelo.

 

Como vimos, escolhas erradas como da Blockbuster e inteligentes como da EffectiveMais, podem definir a direção de sua empresa. Entender que mudanças são necessárias é o primeiro passo para a sobrevivência no mercado, buscar inovação e aderir, antecipando os concorrentes, pode deixar sua empresa numa posição superior aos demais.

 

 

Algumas boas ideias para praticar e observar novas tendências do mercado são:

  • Faça um planejamento de acordo com o objetivo que você quer alcançar.
  • Busque novas ideias no mercado de como alcançar esses objetivos.
  • Aumente seu Networking. Conversando com pessoas que tenham os mesmos interesses aumenta a possibilidade de surgir boas ideias e ficar atento as tendências.
  • Use a técnica de Brainstorming com sua equipe. Assim você terá visões diferentes sobre aquele objetivo, quais são os possíveis problemas e opiniões diversas.
  • Saiba que você pode cometer erros. Admita as falhas e use-as como aprendizado para tentar de novo.
  • Saia da zona de conforto. Ter conhecimento técnico utilizado em outras áreas que sejam adaptáveis ao mercado de consignado é importante.

 

 

Mas como é possível unir a tecnologia nesse mercado de consignado que é tão competitivo?

 

 

2 Tech - mudanças no mercado de consignadoComo em todo mercado, uns se adaptam e aderem as tendências mais facilmente, já outros relutam a essas mudanças. Hoje temos empresas, como a 2Tech, que facilitam, e muito, tanto os corretores quanto as promotoras de empréstimo consignado. Toda sua estrutura de gestão pode ser informatizada através de um software eficiente e totalmente personalizado, otimizando seu tempo, te liberando pra focar somente nas oportunidades que o mercado oferece. Aliás, a 2Tech está sempre observando as novas tendências no mercado de consignado para te oferecer soluções práticas e inovadoras.

 

 

Queremos saber sua opinião. Quais são as tendências que você acredita que vão impactar o mercado de consignado no ano de 2018? Nos responda nos comentários ou através de nosso e-mail. Prometemos responder a todos!

 

 

Se você gostou de nossas dicas, compartilhe nosso blog com seus amigos e corretores da sua equipe.

 

 

Sobre o autor: