Como utilizar o Whatsapp para fidelizar no consignado

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O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. Em maio de 2017, anunciou ter alcançado a marca de 120 milhões de usuários em nosso país. Portanto, você, corretor de empréstimo consignado, não pode deixar de utilizar esse aplicativo como

 

uma ferramenta de trabalho para interação e principalmente fidelização do seu cliente.

 

O aplicativo disponibiliza diversos recursos para tornar essa relação mais estreita. Abaixo listamos alguns desses recursos e apontamos dicas de como melhorar sua imagem e performance nos negócios. Veja:

 

 

 

Principais ferramentas do WhatsApp

 

 

Whatsapp Web

WhatsApp Web

 

O Whatsapp Web é uma função que possibilita o usuário utilizar sua rede de contatos através de qualquer computador. Podendo baixar o programa em sua máquina ou usar por uma aba na internet no seu navegador preferido, ou seja, sem precisar instalar nada. Isso facilita e otimiza o tempo de resposta com seus clientes.

O recurso foi muito bem recebido e desde seu lançamento, em janeiro de 2015, permitiu que as pessoas dispensassem a necessidade de consultar seus smartphones a cada nova mensagem recebida.

 

 

 

 

Listas de transmissão

 

Uma forma de otimizar seu tempo e se comunicar de forma rápida é utilizar a lista de transmissão do WhatsApp. Através dela, você pode enviar informativos, novidades, comunicados de urgência ou assuntos que possam despertar interesse da sua cartela de clientes, sem assim precisar entrar em contato um por vez. É uma ferramenta muito útil, que com certeza vai facilitar a vida do corretor de empréstimo consignado. Mas lembre-se, tenha bom senso, não fique panfletando, mandando mensagens em excesso, sendo inconveniente, isso afastará os clientes.

 

 

 

Conteúdo multimídia.

 

Galeria multimídia do WhatsApp

O WhatsApp disponibiliza diversas formas de compartilhamento de dados além dos textos, como: imagens, áudios, vídeos, documentos em word e PDF, que são ótimos para envio e recebimento de contratos e outros documentos dos clientes em negociação. Isso facilita a comunicação com o tomador de empréstimo e acelera o lado burocrático do crédito consignado.

 

Ainda sobre documentos, tivemos uma postagem semanas atrás onde falamos sobre 5 app’s que todo empresário deve conhecer para organizar suas tarefas, e um dos aplicativos mencionados é o CamScanner. Com ele, é possível tirar uma foto do documento, criar arquivos em PDF e enviar de forma instantânea para seus clientes.

 

 

 

 

6 Dicas comerciais para fidelizar clientes no consignado utilizando o WhatsApp

 

 

1 – Tenha um numero somente para atender seus clientes.

É importante usar um número único e exclusivamente para atender seus clientes, de forma profissional e sem correr riscos de confundi conversas com familiares e amigos e, sem querer, mandar aquela mensagem indesejada, totalmente fora do contexto do serviço oferecido.

 

 

2 – Atendimento personalizado.

Cada cliente tem sua particularidade, personalidade e rotina diferente. Você como uma pessoa de negócios, deve ter a percepção do perfil de cada cliente e saber como melhor atende-lo, sempre com taxa de resposta rápida, visando conquistar e fidelizar, fazendo seu cliente se sentir único e indispensável. Um exemplo que representa muito bem esta dica, seria analisar as diferenças de abordagem para clientes INSS e SIAPE. Quem opera nos dois convênios sabe o quão diferentes sãos.

 

 

3– Divulgue seu número nas redes sociais.

A tecnologia veio para facilitar a vida de todos, ainda mais quando se fala de internet, que hoje, é indispensável na vida de qualquer pessoa. A divulgação de seu numero nas redes sociais dá mais visibilidade ao corretor de empréstimo consignado e torna o contato de um possível cliente mais fácil. Então não deixe de por o seu numero de contato na descrição de seu perfil profissional nas redes sociais. E o melhor, ao contrario dos meios mais tradicionais, como panfletos e cartões de visitas, as redes sociais são gratuitas.

 

Você sabia que é possível criar um link direto do WhatsApp nas suas outras redes sociais? Basta o cliente clicar no link que automaticamente será direcionado para a conversa, seja no computador ou no celular.

 

Esta dica tem um vídeo no youtube do canal Efeito Viral explicando em detalhes como configurar essa funcionalidade nas suas redes sociais. Em resumo, basta copiar o link (api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=55000000) e no lugar dos “zeros” digite o código de localização DDD (ex: 21) e seu numero do celular. Pronto! Seu link está criado. Basta copiar e colar na bio de seu instagram, facebook, outra rede social ou site.

 

O link fica grande e para encurta-lo, use o encurtador de URL do Google: Goo.glBasta colar o link que deve ser encurtado e o site trocará por um link curto. Então é só copiar e divulgar nas redes sociais.

 

 

4– Foto de perfil e status.

Procure pôr uma foto profissional no perfil de seu WhatsApp, mostrando a seriedade que condiz com seu trabalho. No status, mostre para seus clientes imagens e vídeos sobre sua rotina de trabalho, como reuniões, visitas a empresas, clientes. Converse com eles. É uma ótima forma de interação.

 

 

5- Conheça a procedência do contato

Procure saber do cliente como ele conseguiu o seu número. Dessa forma, você terá informações relevantes para saber qual ferramenta de marketing está funcionando e, portanto, merece mais investimentos.

 

 

6- Organize seus contatos

Ao adicionar os contatos na sua agenda, coloque o nome da empresa ou alguma informação de referência daquele cliente junto ao nome. Isso facilitará na hora de procura-los para entrar em contato. Também é interessante deixar seu próprio numero salvo na agenda e enviar para seus clientes como um cartão de visitas online, com todas as informações pertinentes a você: nome e sobrenome, site da empresa que você representa, e-mail e outros.

 

 

 

Em setembro desse ano, o WhatsApp divulgou que uma versão profissional do aplicativo está em fase de testes. A versão contará com um selo de verificação para perfis de empresas. Outras funcionalidades vão ser inseridas no perfil empresarial como endereço, descrição, horários de atendimento, mensagens automáticas e estatísticas.

Ainda não tem uma data para o lançamento mas a ideia é que a versão seja disponibilizada dentro de alguns meses. O WhatsApp ainda não divulgou quais serão os valores cobrados pelo serviço.

 

As formas de comunicação estão em constante evolução, portanto, fique atento e aberto as mudanças. Se você gostou de nossas dicas, compartilhe com seus amigos e corretores da sua equipe nosso blog, inclusive pelo WhatsApp! rs…

 

 

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