Dataprev mudou! O que fazer?

 

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é uma instituição pública, vinculada ao Ministério da Previdência Social. É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em seu portal online os beneficiários tem como verificar o seu extrato de detalhamento para acompanhar o que está sendo descontado do benefício.

 

 

 

LOGO DATAPREV

 

Na sexta-feira, 28 de julho de 2017 seu portal online foi tirado do ar, uma das principais ferramentas das promotoras de crédito consignado para a consulta e oferta de crédito ao tomador. Com essa mudança todo o mercado fica com a dúvida:  Dataprev mudou! O que fazer?

 

 

 

 

 

 

O que mudou para o tomador?

 

Inss e Dataprev

Ha alguns anos a instituição anuncia mudanças em seu portal, onde para verificar as informações dos beneficiários, eram necessários apenas dados simples como: número do benefício, nome do beneficiário, data de nascimento e CPF. Essa mudança aconteceu trazendo mais segurança ao beneficiário. Agora com a obrigatoriedade do login, evita que pessoas além do próprio tenham acesso as informações.

 

O antigo portal esta  offline e para acessar os seus dados os beneficiários terão que se cadastrar para conseguir acesso ao  novo portal. Esse cadastro pode ser feito em atendimento físico na instituição ou online pelo novo link. Porém, existem muitas reclamações de usuários referente a mudança:

 

reclamações novo portal DATAPREV

Fonte: downdetector.com.br

 

 

O que mudou para as promotoras de crédito?

 

Antigo Portal DATAPREV Offline

A falta de informação, neste caso, deixa o mercado um pouco apreensivo e nebuloso. As promotoras trabalham, na sua grande maioria, com ferramentas de consulta em diversos orgãos. A mudança atrapalhou a obtenção dos dados por estes fornecedores. Sendo assim, surgiram na semana passada muitas dúvidas em relação a continuidade da operação.

 

– No telemarketing estamos operando com base no histórico de consultas do fornecedor, aliados com a ferramenta REFIN. O que minimiza a falta da consulta online do extrato para oferta – disse Ricardo Santos, diretor da promotora RJ Pesquisas e Cadastros. – Ficando apenas com o impacto na formalização – completa referindo-se ao extrato de detalhamento exigido até então pelos bancos na recepção da documentação.

 

O mercado ainda não tem uma posição concreta de todos os bancos. Mas, o Banco Bonsucesso por exemplo, está abrindo mão do extrato para recepção dos contratos. Da semana passada até aqui, percebemos que outros vem adotando a mesma postura.

 

Outro desafio, é a obtenção do valor de margem do cliente. Em conversa com alguns clientes, percebemos que os fornecedores de consulta começam a encontrar soluções e aos poucos restabelecem seus serviços. Logicamente um bom sinal para as promotoras, sem isso, resta pedir ao cliente que busque o seu extrato em uma das unidades de atendimento físico da Previdência Social. Isso faz com que o processo de tomada de empréstimo fique mais burocrático que o normal.

 

 

Como operar sem depender do portal Dataprev?

 

A equipe do 2Tech já esperava esse problema. Em maio de 2017 quando o DATAPREV lançou uma versão BETA do seu novo portal, sabíamos que haviam grandes chances disso acontecer. Levamos para a mesa do desenvolvimento uma ferramenta que permitiria o acesso aos dados de REFIN diretamente nos bancos.

 

Ferramentas de REFIN - Gerencial Crédito - 2TECH

Atualmente são 9 bancos e mais 2 em desenvolvimento para os próximos dias.

 

Esta ferramenta é integrada com o módulo de Telemarketing do Gerencial Crédito – 2Tech, busca junto ao banco origem, informações privilegiadas tendo apenas o número do CPF do seu cliente.

 

Dados de consulta REFIN - Gerencial Crédito - 2TECH

Atualização do contra-cheques sem depender do DATAPREV. A ferramenta confirma informações do contrato ativo diretamente no banco de origem.

 

– A ferramenta está sendo especialmente útil no cenário atual, porém mesmo com a adaptação dos fornecedores de consulta ao novo formato Dataprev ela será útil no dia a dia, pois libera da utilização (logins + treinamento de equipe) nos diversos sistemas dos bancos. O que otimiza o treinamento e a operação dos atendentes. – reforça Ricardo Santos em relação a utilização das ferramentas de refin do Gerencial Crédito – 2Tech.

 

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