3 Indicadores essenciais para gestão da sua operação de crédito!

Assertividade, Efetivação e Rentabilidade. Identifique e calcule os seus indicadores essenciais!

Nós vivemos num cenário de mercado totalmente adverso, não só no crédito consignado, mas no mundo inteiro. Por isso queremos trazer para vocês 3  indicadores essenciais para gestão da sua operação de crédito e a importância deles na sua operação.

As decisões nos negócios devem ser sempre baseadas nos dados gerados neles, e existe uma importância muito grande em como você se relaciona com os dados que são gerados na sua operação. Ainda assim vemos muitos correspondentes e empreendedores, no mercado de crédito consignado, ainda olhando apenas para aumentar suas vendas, infelizmente.

Mas nem sempre ter uma produção maior e vender mais está relacionado a ter uma boa comissão!

Como gestor, você deve avaliar as opções dentro das suas necessidades e habilidades para gerar novas oportunidades para o seu time. Portanto, vamos te ajudar nos primeiros passos da construção dos 3 indicadores essenciais para gestão da sua operação de crédito!

Assertividade

Assertividade é alinhar da melhor forma os produtos mais rentáveis para a sua produção, junto aos seus vendedores. Dentre os produtos que estão disponíveis no mercado, qual é melhor de acordo com a característica de cada cliente. Ou seja, a assertividade é a venda eficiente não só para o cliente, mas para a sua operação também.

Por isso é importante sempre compartilhar as principais novidades e notícias do mercado com seus vendedores. 

O gestor deve estar sempre a par dos números da sua operação para direcionar a sua equipe, mas para isso é necessário saber os números dos seus vendedores. Quem é usuário do Gerencial Crédito consegue acompanhar essas informações no Relatório de Vendedor Mês a Mês.

Relatorio vendedor mês a mês

Através dele é possível definir um período inicial e final para análise, o sistema transforma essas informações em valor e te mostra a porcentagem mês a mês de produção do seu vendedor. Mas se você não usa o Gerencial Crédito, você pode levantar esses dados de forma manual.

Com essas informações é possível acompanhar quando um vendedor está vendendo além da média e entender o processo de venda dele para replicar para todos os vendedores ou identificar qual vendedor está tendo dificuldade na operação para intervir e incentivá-lo.

Efetivação

A efetivação nada mais é do que a porcentagem de propostas pagas dentro da sua operação, porém muitos gestores focam somente em valor de venda. Fique atento se a sua equipe digita 100 contratos e somente 20 deles são pagos, pois há algo errado!  Uma efetivação de 20% é baixa e significa que seus colaboradores estão trabalhando sem o devido retorno.

Queremos te convidar a fazer as perguntas certas para melhorar esse indicador. Dos contratos digitados quantos são pagos? Quantos são cancelados? Por que os demais contratos não foram pagos? Para achar a sua porcentagem de efetivação é muito simples basta seguir a conta abaixo:

O motivo mais comum para cancelamento de um contrato é a falta de atenção às regras e aos parâmetros do banco. Trabalhar os indicadores de eficiência melhoram o resultado dos indicadores da sua efetivação.

No Gerencial crédito você pode acompanhar os contratos em duas funcionalidades no Funil de conversão e no Pipeline.

Rentabilidade

Existem duas formas de calcular a sua rentabilidade, uma forma mais simplificada e outra mais completa. A forma mais completa leva em conta diversas despesas da sua empresa e serve para calcular a sua rentabilidade real, mas a gente sabe que organizar todas essas informações leva tempo.

Por isso vamos falar do modelo mais simples para você que está começando a pensar na sua gestão agora. O modelo mais simples se obtém analisando o quanto você recebe diminuindo o quanto você repassa. Mas com esse modelo já é possível obter um valor em porcentagem da sua rentabilidade.

Vale ressaltar que para saber o seu valor recebido de comissão basta analisar o valor total recebido e diminuir o repassado para seus parceiros, e o valor base é o valor de referência para o cálculo de comissionamento.
Se o seu valor de rentabilidade simples for abaixo de 7%, a sua operação está em risco e pode não estar nem pagando as contas. É tempo de rever todas as suas estratégias para lucrar mais!

Nós também temos um relatório que mostra o spread da sua operação. Se você usa o nosso sistema pode acompanhar no relatório geral/ranking.

Nossos especialistas, Diego Jordão e Veruska Bernardes fizeram uma live no Instagram sobre o tema. Se quiser se aprofundar mais é só clicar aqui para assistir!

Espero que essas dicas te ajudem a melhorar a gestão do seu negócio! Se sua empresa ainda não é cliente Gerencial Crédito Solicite um orçamento e conheça o mais completo software de gestão de crédito disponível no mercado!

Até a próxima!

Veja também

Gostou do artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram