Leitura do mês para o consignado

Os benefícios da leitura são indiscutíveis. Além dos evidentes ganhos na linguagem (verbal e escrita) com o vocabulário adquirido, o hábito de ler possibilita novos aprendizados, descobertas, inspirações e até diversão e relaxamento. Quando feito de maneira direcionada, pode ser um grande aliado na jornada do empresário.

 

E essa rotina do empreendedor é cheia de desafios. Não bastassem as difíceis tarefas do dia-a-dia, quem se aventura em ter seu próprio negócio precisa ter em mente que sempre deve ser feito mais. Quando surge um espaço na agenda, é hora de procurar algum outro problema para resolver.

 

Esta fazendo alguma tarefa e não quer parar para ler? Utilize o player abaixo para escutar o áudio deste post.

 

Mas essa postura resolutiva não pode tomar todo nosso tempo sempre. É fundamental separarmos tempo para desenvolver outras habilidades ou absorver insights diferentes, que podem contribuir para a missão empreendedora de vários modos. Um deles é a leitura.

 

A disponibilidade de conteúdo para se ler hoje em dia é muito grande. Até mesmo quando você está rolando sua timeline do Facebook, você está lendo. E mesmo quando você está navegando no Instagram, ao visualizar dezenas de fotos, você também está lendo. Então, se à nossa volta não faltam informações para serem lidas e processadas, é necessário ser vigilante e filtrar. Se é para ler, vamos ler algo que seja bom para nós, para o nosso negócio e nossos colaboradores!

 

Falando de livro, em geral, ele pode trazer conteúdo técnico ou não-técnico. No primeiro, você lerá teorias, formulações e vai lembrar do tempo em que estudava na faculdade ou colégio. Pode ser um daqueles livros que falam de estratégia, ferramentas de gestão administrativa ou financeira. Você aprenderá algo e terá que imaginar como aquilo se enquadra na sua realidade, como aplicar. Talvez nem seja o momento de levar aquela técnica para o seu negócio. Mas no dia que for viável, você saberá o que precisa ser feito.

 

Quando o livro traz conteúdo não-técnico e está inserido na categoria de negócios, normalmente, ele vai te inspirar com cases de sucesso (ou de fracasso), com histórias reais de grandes empresas ou empresários. Até mesmo aqueles livros tidos como de “autoajuda” (que muitas vezes, infelizmente, são classificados de maneira pejorativa) são grandes fontes de ideias e inspiração.

 

Recentemente, eu li um livro que abordava o tema Relacionamento com o Cliente. E ele tratava profundamente da necessidade de se levantar constantemente a satisfação dos seus consumidores e de se pensar na experiência do usuário (inclusive, recomendo a você a leitura da nossa última postagem que fala de Por que os clientes devem ser o foco das promotoras).

 

Numa etapa da obra, o autor falava do NPS (Net Promoter Score). Eu já conhecia a metodologia. Mas não havia sido tocado pela ideia a ponto de implementar. Bom, se você é usuário do nosso sistema, já deve ter percebido que isso mudou depois do livro. Dois dias depois, estávamos com uma pesquisa NPS rodando em todos os nossos clientes. Já temos centenas de respostas, gerando para nós uma visão totalmente moderna e eficaz sobre a satisfação dos nossos usuários, e em tempo real.

 

Em virtude desse impacto positivo que a leitura de bons livros pode gerar, a 2Tech começa hoje uma série de postagens que vai comentar exemplares que nós estamos lendo. Não será “copia e cola” de site de resenha, não (rs). A gente vai abordar pontos interessantes de cada publicação e quais insights tivemos a partir dela. Ou seja, se a obra nos levou a tomar alguma medida aqui dentro da 2Tech, nós vamos comentar. Também tentaremos fornecer a você uma visão de aplicação daquela ideia no seu negócio de consignado e, sempre que possível, mencionando funcionalidades do Gerencial Crédito que podem ajudar na estratégia.

 

Então, fique ligado que nos próximos dias sai nosso comentário sobre a obra Vicente Falconi – O que Importa é Resultado, da autora Cristiane Corrêa.

 

Quer sugerir algum livro? Escreve pra gente aqui nos comentários que iremos ler, analisar e publicaremos o resumo em breve.

 

Um abraço. Bons negócios!

 

Se você gostou de nossas dicas, compartilhe nosso blog com seus amigos e corretores da sua equipe.

 

Sobre o autor: