Livros para um empreendedor de sucesso!

 

Empreender não é algo fácil e nem que se faz da noite para o dia. Requer tempo e dedicação. Mas afinal de contas, o que é empreendedorismo? De acordo com o Aurélio, um dos dicionários mais famosos da língua portuguesa, empreendedorismo deriva de empreender, que tem como significado executar, pôr em prática, ou seja, realizar tarefas.

 

 

 

O Bill Gates, dono da Microsoft, já deu algumas dicas sobre como crescer e firmar sua empresa, e uma dessas era através da leitura. Então nesse post em especifico vou falar sobre livros que você poderia ler ou ouvir. O resumo de alguns já se encontra na postagem, os outros ou não possuem resumo, ou a leitura é excelente demais para se ouvir apenas.

 

 

 

 

Quais são esses livros?

 

 

Pai Rico, Pai Pobre , Robert Kiyosaki

Livros para empreendedores

 

 

É o primeiro da lista, pois entende-se que ele é uma boa base para os que virão a seguir. O livro não traz um manual de como ficar rico da noite para o dia, mas sim como o dinheiro pode ser seu empregado e render, para que a sua riqueza aumente aos poucos, sem que você tenha muito trabalho. Ele demonstra como os ricos passam os valores financeiros para os seus filhos. É um livro de poucas páginas, entretanto é um dos mais famosos.

 

 

 

Oportunidades Disfarçadas, Carlos Domingos

Livros para empreendedores

 

 

Oportunidades Disfarçadas, definitivamente, é um daqueles livros que mudam a sua forma de pensar e agir. O autor mostra que diversas situações do cotidiano (reclamações de clientes, crises econômicas, serviços mal prestados, problemas pessoais) podem esconder excelentes oportunidades de negócio. Todas as histórias relatadas são casos reais. E essa dinâmica dará a você, leitor empresário, uma perspectiva motivadora, aguçando o olhar empreendedor e mostrando como é importante não se abater diante de crises.

 

 

Não por acaso, a capa do livro é um…limão. Então, acho que o recado que Domingos quis dar, é bem simples: se a vida te der um limão, faça uma limonada!

 

 

 

O que a escola não nos ensina?,  João Cristofolini

Livros para empreendedores

 

 

 

Por mais ilusório que isso pareça, existem caminhos mais baratos e simples do que estudar e progredir como é passado na escola/faculdade. Mas, antes de se pensar no método a seguir, sendo o sistema educacional ou não, devemos pensar no que queremos. Após a meta, devemos pensar se a faculdade é um desses meios, pois se sua meta é ser um acadêmico, como ser sem estudar bastante? Mas se sua meta é fazer seu dinheiro trabalhar para você, como que a escola te ajuda, afinal quase não se estuda matemática financeira no colégio.

 

 

 

Criatividade S.A., Ed Catmull

Livros para empreendedores

 

 

 

A empresa criada por Steve Jobs , John Lasseter e Ed Catmull rendeu fãs pelo mundo inteiro e de todas as idades, querendo assistir suas ideias quantas vezes eles pudessem. Sim, você leu certo. Eu não estou falando da Apple, mas sim da Pixar.

Pixar, Livros para empreendedores

 

 

Você entra nesse mundo através das reuniões, onde percebe como essa empresa inovou no cinema e nas animações. E como essas reuniões são capazes de fazer você entender como administrar uma das maiores criadoras de animação chegou onde chegou e fazendo a criatividade aguçar a ponto de saber inovar com os clientes.

 

 

 

Coaching – Alta Performance ao seu alcance, Andrei Clauhs,  Alexandre Cury. 

Livros para empreendedores

 

Você sabe o que é Coaching? Bom, o Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que ajuda as pessoas a alcançarem níveis de excelência em projetos de vida, seja no campo pessoal, profissional ou, preferencialmente, um equilíbrio entre os dois.

 

 

Esse livro é uma excelente opção para quem está buscando saber mais sobre o assunto. Um fato interessante é que cada capítulo foi escrito por um profissional diferente. Isso dá uma perspectiva bem ampla de como o Coaching pode atuar na sua vida, já que são visões, sugestões e relatos de vários mestres da área. Outro ponto positivo é que todos os autores deixam seus contatos (e-mail, telefone, Skype, site) no início de seus artigos. Daí, se você se identificar mais com a forma de trabalhar de um profissional, pode fazer contato e conseguir mais informações e até outros materiais produzidos por ele.

 

 

Coaching é um instrumento incrível para ajudá-lo a realizar seus objetivos a partir do autoconhecimento e potencialização das suas habilidades. Não deixe de ler mais sobre esse tema. E se quiser viver essa experiência profundamente, procure um Coach (profissional do Coaching) perto de você. Os custos estão cada vez mais acessíveis. E vale muito a pena. É um investimento!

 

 

 

 

Empresas Feitas para Vencer, Jim Collins

Livros para empreendedores

 

 

Do inglês, Good to great, o livro começa querendo responder a seguinte pergunta: como deixar de ser um empresa boa para ser uma empresa excelente? E a resposta dessa pergunta é o que todo empreendedor quer. Por isso, Jim Collins contratou uma equipe para estudar os dados de sua empresa. Esses dados eram de empresas com capital aberto pois teria como coletar os dados fornecidos sem riscos e ele queria que fosse por um prazo longo, assim poderia avaliar de tudo que ocorreu na empresa. Collins aplica um conceito denominado por ele de porco espinho, que é a tangencia de:

 

O que a empresa precisa para manter seu capital, com o amor da sua equipe em fazer algo e o que a empresa ama fazer.

 

O que a empresa ama fazer não necessariamente é o que a empresa precisa para mover-se economicamente, mas esses fatores precisam conversar entre si. Por isso, a escolha dos seus profissionais torna-se essencial, já que, um dos fatores é o amor da equipe em realizar suas tarefas.

 

 

 

TED,  Carmine Gallo

Livros para empreendedores

 

 

 

TED aborda como se portar, já que existem estudos que falam que 80%  do corpo demostra muito mais que a própria fala. As dicas são simples de entender, já que nada possui uma formula. Mas demonstra que você pode começar a perceber onde está o seu ponto fraco para melhora-lo.

 

 

Está sem tempo para ler?

 

 

 

Se quiser resumos, podcasts são os melhores modelos, pois podem ir no seu celular.  Mas o que é um podcast? Podcast é um programa, parecido com o de rádio. Sendo que ele é gravado e fica salvo em algum site ou aplicativo.

O aplicativo se chama Podcast & Radio Addict. Ele existe para Android e IOS, após instalar basta procurar por “Resumo Cast” no campo de pesquisa. Em seguida é escolher um dos livros já resumidos e ouvir. Alguns dos livros a cima estão na lista.

 

Caso ainda não saiba, nós estamos iniciando alguns projetos de comunicação interessantes na 2Tech. Então se quiser acompanhar nossas postagens é só acompanhar o nosso blog.