O marketing experiencial na prática para corretores

No post dessa semana falarei sobre marketing experiencial na prática para corretores. Hoje você entenderá o conceito e como usar na prática em uma reunião com seus clientes. Mas você sabe o que é marketing experiencial? Vou explicar! Por definição, o marketing experiencial oferece um evento inovador para os clientes, influenciando inconscientemente na tomada de decisão para comprar o produto, em nosso caso, tomar o empréstimo, por meio de estimulação emocional. Mas como fazer isso?

 

 

 

 

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Vou citar exemplos de nosso cotidiano para que entenda melhor. Ir ao cinema é uma forma de experiência incrível! Já parou pra pensar que no cinema você está totalmente envolvido com o ambiente através do som digital, tela infinitamente maior que em casa, e nos mais sofisticados, com óculos 3D e até mesmo cadeiras que interagem mexendo com o filme. Só nesse pequeno exemplo, citei 3 tipos de experiencias, tados eles sensoriais; a auditiva, visual e tato.

 

Como funciona nas vendas? Vou explicar. Você está dentro de uma agência olhando um carro novo para comprar, o vendedor te aborda e descreve as especificações do carro. Até aí tudo normal, certo? Então o vendedor pede para você entrar no carro, e a primeira coisa que você percebe, é o cheiro de carro novo, aqui você já está tendo uma experiência através de estímulos no olfato. Ao sentar, o banco de couro se encaixa ao seu corpo, até que então pega no volante que é anatômico, parece que foi feito exclusivamente para você! Aqui você tem estímulos no tato. E por último o vendedor pede para que feche os olhos e cria uma história para você, que se imagina fazendo aquela viagem desejada e esperada com a família. Por último, o estimulo emocional, um dos mais eficazes. Sem perceber, você foi bombardeado de estímulos. Incrível né?

 

Conseguiu entender melhor o conceito e como o marketing experiencial pode ser muito importante na estratégia de vendas? Mas com isso é garantido que terá sucesso na negociação? Apesar de ter uma grande contribuição, existem outros fatores como a técnica de vendas do corretor. Em uma publicação do Blog Gerencial Crédito falamos sobre uma delas: conheça a infalível técnica de vendas para o consignado.

 

Agora vou explicar como usar o marketing experiencial no consignado. No momento da negociação, vale todos os tipos de técnicas para conseguir atrair o cliente, até fechar o empréstimo. Então, além de estudar o perfil e necessidades do cliente antecipadamente, ter uma boa técnica persuasão, você vai bombardear o tomador com estímulos para influenciar a tomada de decisão dele inconscientemente. Como? Vamos lá!

 

Corretor

 

Experimente criar cases reais com histórias de diversos clientes que já tomaram empréstimo com você. A dificuldade, o motivo do empréstimo e o que mudou depois da tomada do empréstimo, então mostre em uma reunião de negócios e faço-os imaginar que é possível realizar os sonhos deles. Faça uma história para casa tipo de sonho, seja pra comprar uma casa, um carro, pagar a faculdade do neto, uma viagem e vários outros motivos que levam a tomar o empréstimo. Explore os sentimentos dele.

 

Mime o cliente. Se você sabe que ela gosta de chocolate, presenteia com um chocolate. Se ele gosta de charuto, leve um charuto a ele. Nesse exemplo, o cliente estará tendo uma experiência sensorial ativando o paladar e olfato.

 

Não faça somente um atendimento, se relacione com ele. Dê ao tomador o que ele quer. Se ele quer agilidade, ofereça agilidade a ele. Aqui ele tem uma experiencia comportamental.

 

Promotora

 

Impacte o cliente ao entrar na promotora. Crie um ambiente aconchegante. A cenografia é um ingrediente importante para compor essa receita de sucesso, criando ambientes que fogem da decoração tradicional para elaborar universos inesquecíveis e que estreitem a relação do cliente junto à sua marca. Dentro da corretora, o cliente pode ter diversos tipos de experiencia. Portanto, abuse da criatividade!

 

Toda empresa tem missão, visão e valores, portanto projete esses valores para o público e faça disso um evento. Crie uma identidade com seu público. As pessoas tendem a pertencer a um certo grupo por sua identificação. Se a promotora preza pela sustentabilidade, bem estar ou alguma outra bandeira, crie experiências para que clientes e potencias clientes se aproximem. Uma experiência relacional é muito importante na criação dessa identidade.

 

Faça as seguintes perguntas a si mesmo:

 

  • O que eu posso oferecer ao cliente para sempre ser lembrado?
  • Como posso tonar a experiência do cliente melhor na promotora?

 

Agora é com você! Então pense fora da caixa e use a criatividade!

 

Lembre-se: um flyer pode ser jogado fora, uma promoção pode ser esquecida. Porém, uma experiência positiva faz com que a relação entre a promotoras e corretores com clientes se fortaleça.

 

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