O melhor método para vender consignado no WhatsApp!

Monte o melhor método para vender consignado no WhatsApp com as dicas de especialistas e aumente suas vendas.

O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. No último levantamento em 2019, ultrapassou a marca de 130 milhões de usuários no país. Por isso reunimos todas as vantagens do App e convidamos a especialista Thalita Kalinsky para tirar suas dúvidas sobre o assunto e te ajudar a montar o melhor método para vender consignado no WhatsApp.

A versão do WhatsApp Business voltado para perfis comerciais possui recursos que irão facilitar a sua comunicação com os clientes e te auxiliar a vendar mais. Essa versão permite a criação de um perfil com informações completas do seu negócio. Com ela é possível enviar seu contato, e-mail e site, além de organizar suas conversas utilizando as etiquetas, por exemplo.

7 Recursos para vender consignado no whatsapp:

1 – Perfil comercial

Um grande diferencial do perfil comercial é a possibilidade de incluir, além da foto do perfil, informações mais completas da sua empresa como horário de funcionamento, endereço, site e e-mail para contato. Essas informações tornam o seu perfil mais atrativo já que os clientes poderão encontrar esses dados rapidamente deixando a sua conta com aparência profissional.

2- Catálogo de produtos

A versão Business te permite criar um catálogo com seus serviços e produtos, sendo assim você pode adicionar fotos, descrição dos itens, adicionar link e até enviar os detalhes dos produtos cadastrados por mensagens para os clientes.

3 – Etiquetas

As etiquetas são grandes aliadas da organização. Com elas é possível separar as conversas por categorias. Não existe uma forma exata para organização, vai de acordo com as suas prioridades. Você pode separar por tipo de matrícula ou por tipo de urgência na resposta, por exemplo.

4 – Respostas rápidas

Um recurso cada vez mais comum nos apps de mensagem são as respostas rápidas, que agilizam o tempo de espera para quem vende pelo WhatsApp. Com esse recurso é possível criar uma mensagem de pós-venda e adicionar um atalho para ela como “/pós-venda”. Assim o seu texto completo será enviado para o cliente, sem a necessidade de ter que ficar copiando e colando o mesmo texto toda vez que finalizar uma venda.

5 – Mensagens automáticas

Esse é um recurso simples, porém muito útil. Ele te permite criar uma mensagem de saudação e uma mensagem de ausência que serão disparadas automaticamente. A primeira será disparada quando for o primeiro contado do cliente com você ou após 14 dias de inatividade.

Já a segunda é disparada quando você informa um horário específico de ausência. Se o cliente mandar mensagem dentro dese horário ele receberá a mensagem cadastrada.

6 – Lista de transmissão

Um ótimo recurso para comunicação em massa, com ele você cria uma lista de clientes e dispara a mesma mensagem para todos como se estivesse enviando de forma individual, porém tem um detalhe. O cliente só irá receber a mensagem se tiver o seu contato salvo na agenda dele.

7 – Estatísticas

Esse é um recurso muito útil que irá te auxiliar nas suas campanhas de marketing e te ajudará a acompanhar se as suas ações estão sendo bem-sucedidas.

Você pode acessar o número de mensagens enviadas e lidas pelos clientes, além da quantidade de contatos recebidos, por exemplo. Assim como ter o controle de tráfego de conversas, avaliando se é preciso melhorar as estratégias.


Depois de conhecer mais a fundo as ferramentas que podem te auxiliar nessa plataforma é hora de tirar suas dúvidas. Entender melhor as opções e criar o melhor método para vender consignado no WhatsApp de acordo com suas estratégias e objetivos. Por isso, convidamos a especialista Thalita Kalinsky para responder as principais dúvidas do mercado.

O melhor método para vender consignado no whatsapp

Thalita Kalisnky tem 29 anos e trabalha com crédito consignado desde os 18 anos. Há 3 anos decidiu empreender no segmento. Em dezembro de 2020 criou o projeto “Amo Consignado” para ajudar outros correspondentes que estão começando.

É um enorme prazer ter você participando desse material exclusivo com a 2tech, Thalita! Vamos às perguntas!

Qual é a maior dificuldade que o correspondente bancário enfrenta hoje ao utilizar o WhatsApp?

R: Sem dúvidas, o retorno da parte do cliente.
Toda vez que entramos em contato com o cliente via WhatsApp, por mais estrutura que tenha a mensagem, esse cliente ainda não nos conhece. Então ainda não tem confiança no nosso trabalho.

Quais ferramentas o Corban deve ter mais domínio para vender através dessa plataforma? Existe uma forma mais eficiente de utilizá-las para otimizar os resultados?

R: O WhatsApp Business fornece várias ferramentas de forma gratuita que pode nos ajudar. Como, por exemplo: etiquetas, catálogos, mensagens de saudação e ausência, perfil comercial que nos permite disponibilizar informações como horário de funcionamento, site, descrição da empresa.

Ter um programa de atendimento automatizado, é essencial?

R: Para ser considerado essencial, é necessário entender a demanda que esse Corban tem diariamente.
Se for um fluxo de conversas baixo, não é essencial, porque de forma manual é possível ter total domínio sobre os atendimentos.
Entretanto, quando a demanda é grande além de essencial para organização dos atendimentos, torna a qualidade do atendimento ao cliente muito superior.

O “Não Me Perturbe” foi um tema muito em alta para as operações de telemarketing, como isso funciona em relação ao contato via WhatsApp?

R: O “Não Me Perturbe” é direito do cliente, precisamos entender e respeitar isso através de Call ativo. Porém, o WhatsApp é um canal para o cliente receber aquela informação e decidir se quer prosseguir com a conversa. Ou seja, se torna menos invasivo do que uma ligação ativa.

Quais dados/estatísticas o correspondente deve ficar de olho para não deixar passar nenhuma oportunidade?

R: Na minha opinião, quando o cliente responde, o nosso tempo de resposta faz toda a diferença. O cliente, normalmente, não fica com o WhatsApp aberto, esperando nossa resposta. Dessa forma, quanto mais rápido você atender as perguntas e questionamentos desse cliente, maior a sua chance de efetivar uma venda.
Sempre analisar, se o cliente recebeu a mensagem, se visualizou para entender o porquê não se teve resposta.

Tem algum ponto que você acha extremamente importante ao vender consignado pelo WhatsApp que não está em nenhuma dessas perguntas?

R: Ser extremamente profissional quando for enviar uma mensagem.
Mandar em anexo as redes sociais da empresa, contatos de números fixos para gerar maior credibilidade na hora do cliente pesquisar sobre.

Nós sabemos que com o boom digital, acelerado pela pandemia, cresceu também a busca por ferramentas para ajudar o correspondente a aumentas suas vendas.

Mas segundo a especialista em gestão de equipes de vendas e marketing digital, Jéssica Froihlich, devemos ter um certo receio e cuidado ao adotar o disparo em massa.

“Ao desenvolver uma estratégia digital, precisamos entender a forma que cada ferramenta ou plataforma deve ser usada. Pois as redes sociais foram criadas para relacionamento, elas são empresas e diferente do que muitos de nós pensamos, seu verdadeiro cliente é o usuário.

O foco dessas plataformas está na experiência do cliente, porquanto combatem de forma severa qualquer tipo de spam. Sendo assim todo disparo em massa, ou não, sem o consentimento de quem vai receber é invasão de privacidade. E a plataforma coíbe esse tipo de ação bloqueando os números que fazem esses envios.

Dito isso, te convido a olhar para o revés negativo que isso pode gerar no mercado. Muitas das restrições que o telemarketing vem sofrendo são reflexo da forma irresponsável que usamos ferramentas como discadoras e ura reversa.  Em qual velocidade você acha que essas sanções podem chegar aos meios de captação on-line uma vez que tudo se propaga muito mais rápido através da internet?”

– Jéssica Froihlich, Co fundadora c e moderadora do Farol do Corban

O WhatsApp é uma excelente ferramenta que pode ser aliada à sua estratégia de vendas, pois conecta a sua empresa ao cliente de uma forma muito pessoal e fortalece o vínculo entre vocês, tornando mais propício a venda. Portanto, leve em consideração todas as dicas apresentadas nesse artigo ao incluir a ferramenta na sua estratégia de vendas!

Boa vendas e até a próxima!

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