O que deve ser analisado antes de adquirir um sistema de gestão

Escolher um sistema de gestão para otimizar os processos de uma empresa é uma excelente forma de aperfeiçoar a produtividade, competitividade e organizar a corporação, porém não é uma tarefa fácil. Seja qual for o ramo de atuação dela, antes se deve pensar minuciosamente em diversos aspectos até tomar a decisão de qual sistema escolher, pois fazendo a escolha errada, pode gerar um grande impacto negativo.

 

Está fazendo alguma tarefa e não quer parar para ler? Então utilize o player abaixo para escutar o áudio deste post.

 

Diante de diversas alternativas que o mercado oferece, é comum surgir a dúvida na cabeça dos gestores da organização, e por isso, vou falar de alguns itens que vão auxiliar essa tomada de decisão tão importante para seu negócio.

 

implantação

 

Primeiro, procure saber se existe um treinamento dado pela empresa que oferece o sistema de gestão. Não é simples rodar um sistema, então ter uma equipe engajada em oferecer treinamento aos clientes é um grande diferencial. Se planeje para essa fase importante da aquisição. Observe se existe a mão de obra necessária dentro da sua empresa para se dedicar ao treinamento. Procure saber se é necessário algum requisito básico de capacitação ou conhecimento em sua equipe para passar por esse processo. Por último, se tratando de um software, pergunte se é necessário ter um servidor exclusivo para comportar todos os dados ou é um sistema totalmente online.

 

Necessidade

 

Faça um levantamento de quais módulos existem dentro do sistema. Faça as seguintes perguntas a si mesmo: Minha empresa realmente precisa desse sistema? Ele vai atender todas as necessidades para gerir os processos dentro da organização? Esboce quais serão os prós e contra na aquisição do mesmo.

 

Tempo

 

Como foi dito, adquirir o sistema de gestão é importante porem não é uma tarefa simples. O processo pode ser um pouco demorado, então deve ser planejado. Por exemplo, você, gestor de promotora de crédito consignado, sabendo que no fim do ano existe o aumento de margem para os tomadores de crédito e tem uma demanda maior de trabalho, deve procurar fazer a aquisição antecipadamente para estar totalmente adaptado ao sistema quando chegar a época sazonal ou escolher um período de baixa.

 

Engajamento da equipe

 

Como toda mudança, a troca de um sistema pode trazer resistência por parte da equipe, por já estar habituado com um outro sistema, mesmo que o sistema pretendido seja melhor. Então, prepare a equipe anteriormente, explique o motivo, o objetivo da troca e claro, busque o feedback dos principais colaboradores.

 

Conhecer o histórico da empresa

 

Faça uma pesquisa de como é a cultura da empresa, procure saber como o sistema funciona, se tem período de carência a cumprir, um contrato a assinar formalizando a aquisição do mesmo, se existe suporte para sanar todas a possíveis dúvidas ou problemas futuros, se liberam uma versão parar teste de serviço e assim poder ver sua qualidade. Tudo isso passa mais credibilidade e te dá certeza que o sistema que escolheu é o certo para sua empresa.

 

Preço

 

Não adianta o sistema de gestão ser perfeito se ele não se encaixar no orçamento da empresa. Caso isso não seja analisado, pode gerar uma grande complicação no fluxo de caixa. Faça uma análise de viabilidade previamente para adquiri-lo.

 

O Gerencial Crédito se preocupa em atender todos esses requisitos com excelência para que todo processo, desde o primeiro atendimento, até o suporte, seja transparente. Nossa preocupação maior é que o sistema atenda perfeitamente você, correspondente bancário. Isso inclui atualizações periódicas, para se encaixar exatamente a sua produção.

 

Se você gostou desta postagem, compartilhe nosso blog com amigos e corretores da sua equipe e deixe seu comentário aqui.

 

Sobre o autor: