Por que fazer marketing digital para aposentados?

 

Normalmente as pessoas que procuram empréstimos consignados são militares, aposentados ou servidores. Em sua grande parte, aposentados. Então como chegar neles? Algumas vezes através do telemarketing, outras ele vem até o seu balcão, e nesse caso, quem chega diretamente à loja, pode ter visto sua propaganda, ouvido em alguma rádio, recebido um folheto ou até mesmo foi parado na rua. Mas e se essa pessoa acabou de se aposentar e começou a procurar sua empresa na internet? Como será que está seu marketing?

 

 

 

O que é marketing?

 

Esta é a primeira questão que preciso deixar clara neste post: marketing e publicidade/propaganda são coisas totalmente diferentes e tentarei explicar para você de maneira simples.

 

A equipe de Publicidade e Propaganda vai preparar todo o material que melhor vai comunicar com o perfil de cliente. Eles serão os responsáveis por criar o projeto, o conceito e a peça. Seja ela um folder ou flyer, uma mala direta, um e-mail marketing, uma peça do marketing digital (Facebook, Instagram, site e outros) ou até mesmo uma propaganda na rádio ou TV local.

 

Já o Marketing começa a trabalhar bem antes de tudo isso, é preciso entender qual é o perfil desse cliente e como chegar até ele. E isso engloba tudo: desde a definição de persona até a linguagem dessa comunicação. E não para por ai, existe ainda o trabalho depois de tudo, a mensuração de resultados daquele projeto. Os profissionais responsáveis por essa área devem entender exatamente o cliente, o que ele quer, o que ele precisa, como o  produto ou serviço está adequado e aderente a isso.

 

Se alguém te perguntar qual palavra define o conceito de marketing, responda: ESTRATÉGIA.

 

Definindo campanhas de marketing

 

As campanhas de rádio, SMS ou mídia visual, como televisão, folders, flyers, mala direta ou outdoors costumavam ser a maneira mais fácil de atrair o seu cliente, afinal de contas, internet ainda era algo incomum para muitos aposentados, correto? Mas já parou para perceber que os novos aposentados então com uma visão totalmente diferente?

 

Estatisticamente, os novos clientes vem avaliando melhor as opções para a tomada de empréstimos. Com o grande número de fraudes no mercado, eles escolhem muito bem antes de fechar negócio. Isso exige da sua promotora um pensamento na direção da fidelização e relacionamento com o cliente.

 

Nesta matéria desejo despertar em você um pensamento para o futuro da sua empresa, já que estamos vendo o mercado se renovar e ninguém quer ficar para trás. É preciso pensar no cenário que está por vir.

 

Diferença entre Outbound e Inbound Marketing

 

Outbound Marketing é o meio tradicional, como por exemplo: rádio, televisão, outdoors e folders. Aquele que, como eu disse, tem sido usado por você para atrair o cliente. Mas a tecnologia vem avançado e com isso, o marketing precisa avançar junto.

 

O Outbound vem perdendo lugar para o Inbound, pois esse segundo tem uma maneira diferenciada de se chegar ao cliente. As empresas que são especialistas em marketing digital percebem que cada vez mais as pessoas se incomodam com as propagandas e é por isso que está havendo essa mudança.

 

Ao invés de algo direto,  o Inbound desenvolve técnicas para que o seu cliente goste de procurar sobre aquele assunto antes de fechar um negócio, e uma delas é gerar no cliente a ideia de qualidade, sem propaganda direta, mas sim gerar uma lembrança da sua empresa no consumidor, para que ele chegue a você e não o oposto.

 

O que é marketing digital?

 

Como foi visto, já da pra perceber que marketing digital poderá ser o futuro do nosso mercado, porém ainda precisamos definir como montar uma boa comunicação ao nosso perfil de cliente. Pensando nisso, gostaria de compartilhar um material completo sobre o assunto de uma empresa focada em inbound marketing que sou fã: a Rock Content.

 

Nesse material eles falam sobre vários itens desse tema e recomendo baixar e estudar. Se estiver realmente interessado em conhecer mais sobre marketing digital vale a pena conhecer o site deles.

 

 

Como aprender mais sobre marketing digital?

Estudar Marketing digital?

 

Grandes empresas como a Google e o Facebook lançaram maneiras de se estudar gratuitamente sobre publicidade nas redes. Afinal de contas, quem nunca pulou os comerciais do Youtube após 5 segundos? Já pensou que em um futuro pode ser a sua empresa que utilize esse espaço, e que você precise prender seu cliente por esse tempo? Então que tal começar a pensar na frente de todos, e aprender sobre marketing digital.

 

O Primer da Google:

O Primer da Google

Lançado para IOS e Android, o Primer é um aplicativo com lições diárias para fazer você evoluir no seu marketing. A parte boa dele é que não precisa de internet toda hora, basta baixar a lição para o seu celular e pronto. Pode-se estudar onde quiser e como quiser. As lições possuem em média de cinco minutos, ou seja, entre o intervalo de reunião e outra é possível aprender mais. Depois do lançamento nos EUA em 2015, nós brasileiros fomos escolhidos para receber uma versão traduzida, já que possuíamos um numero grande de usuários utilizando o app em inglês.

 

 

O Blueprint do Facebook:

 

Facebook BluePrintApesar de o Facebook ter aplicativos, o Blueprint é apenas para computadores. Os cursos oferecidos possuem uma duração maior que o do primer e os videos possuem áudios ainda em inglês, apesar de serem auto explicativos. Entretanto, existe alguns que são apenas leitura, e esses são em português. Possuem pequena duração, cerca de poucos minutos e demonstram o funcionamento da divulgação dos anúncios pagos. Assim, pode-se compreender de como aplicar o seu dinheiro nesse tipo de estratégia. O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas do mundo, fazendo com que seu publico alvo possa realmente estar nela.  Por esse motivo, seja necessário estudar práticas de marketing para as redes sociais.

 

No que o Gerencial Crédito pode ajudar minha empresa?

 

Dentro do nosso sistema existe uma maneira de você saber por onde aquele cliente veio, seja por uma campanha na rádio, em outdoor, folhetos ou afins. Com isso, pode-se perceber como a campanha foi lucrativa ou não, e melhorar ou finalizar-la. E a mesma coisa pode ser feita em relação as campanhas online.

 

 

“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.”  – Dale Carnegie