Por que os clientes devem ser o foco das promotoras

Os clientes são um dos pontos chave para fortalecer o nome de qualquer promotora de empréstimo consignado e seus corretores. Por esse motivo, é importante entender o que eles esperaram de você e satisfaze-los. Muitas vezes o foco fica somente nos produtos, marca e esquecem de saber qual é a real necessidade do cliente e como atende-lo. Uma atitude errônea, já que são eles quem mantém o mercado ativo. Esse novo cliente, chamado de consumidor 3.0, deve estar no centro das operações da promotora. Com o avanço da tecnologia, o cliente pode acabar com a reputação de uma promotora com poucos cliques. Com isso, as promotoras precisam adaptar-se-as características do novo cliente para sobreviver no mercado.

 

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Em uma pesquisa de satisfação, a seguinte pergunta foi feita ao publico: que nota você daria para o grau de preocupação que a empresa que te oferece algum produto ou presta serviço tem com o cliente? Dê 1 se é voltada para própria empresa e 10 se é voltada no cliente. 73% dos entrevistados deram a nota de 3 á 6. Isso é péssimo! Poucas empresas se preocupam em resolver os problemas de seus clientes. E você ter esse diferencial pode fazer sua promotora assumir uma posição muito boa no mercado. Cada dia mais é necessário ouvir e ter um relacionamento com o cliente. O cliente não quer mais esperar para obter uma informação ou fechar algum serviço. Vá de encontro ao cliente com a solução antes que ele encontre o problema.

 

O mundo muda, os consumidores estão mudando, os canais estão mudando e o mercado do consignado precisa se adaptar. Atualmente o cliente é multicanal e está a procura de empréstimo por diversos canais: internet, telefone, pdv, então, a promotora e seus corretores devem estar em todos esses canais facilitando ao máximo o acesso a informação e a comodidade deles. Em uma publicação em nosso blog, falamos de como sobreviver as mudanças no mercado de consignadoonde falamos da adaptação ás tendências que o mercado exige. Na publicação, Everton Ribeiro, sócio-diretor da EffectiveMais, nos contou sobre as mudanças que passa em sua corretora.

 

Uma das melhores formas para atrair e manter clientes, é fazendo-os vivenciar uma experiência incrível. Como? Abuse da criatividade! Faça o cliente imaginar como vai ser seu futuro profissional ou pessoal utilizando o dinheiro adquirido, trabalhe com as emoções profundas, mexa com seus sentimentos e ative seus sentidos. Torne viável aquele sonho tão desejado!

 

A percepção que o consumidor tem durante a jornada com a promotora é determinante para que haja satisfação. Do momento da procura por informações ao momento que precisar do suporte, a percepção do serviço e satisfação estarão ligados. Valor, experiência e atendimento são mais importantes que o preço. Quanto melhor o atendimento, mais chances de continuar competitivo.

 

Ter essa percepção é extremamente importante, portanto fique atendo aos seguintes detalhes:

 

  • Estar atendo ao uso da linguagem – Saber a persona do publico alvo é a maneira mais fácil de elaborar a melhor estratégia para fazer a abordagem ao cliente. Estudar a escrita, forma de comunicação e o comportamento pode facilitar a transmitir a mensagem que deseja passar.
  • Se colocar no lugar do cliente – Reconhecer que comete erros é o primeiro passo. Ter empatia e entender qual problema o cliente passa e como soluciona-los passa mais credibilidade e segurança.
  • Entender o que o cliente valoriza – Saiba o gosto e o que o-atrai quando está a procura de um empréstimo e faça disso o ponto forte do atendimento e venda.

 

Satisfação dos clientes

 

Conversamos com o Thiago Cunha, diretor comercial da Velox Soluções, que pontuou um item que é essencial para satisfação de seus clientes: os colaboradores. Ele conta que “só pagar salário e achar que são escravos, neste mundo em que vivemos já não cabe mais. Sempre estamos reciclando nossos colaboradores e dando premiações. No nosso caso isso tem trazido grandes resultados com nossos clientes.” ainda acrescenta “se o colaborador está apaixonado pela promotora, com certeza ele desempenhará um papel totalmente diferente nesta engrenagem junto ao nosso cliente.” e finaliza dizendo “eles fazem com que nossos clientes fiquem satisfeitos com nosso serviço. Na Velox, temos colaborador que já esta conosco a 10 anos. isso faz toda a diferença.”

 

 

Por que os clientes devem ser o foco das promotorasOs clientes devem estar no centro de decisão das promotoras, alias, eles são o combustível do mercado. Os feedbacks, mesmo que negativos, são super importantes para a melhoria do atendimento e prestação de serviço dentro da promotora e para seus corretores. Um cliente satisfeito se torna fiel, e sua fidelidade pode atrair diversos outros, além de manter um cliente é comprovadamente mais barato que conquistar novos.

 

 

A satisfação do cliente está ligada diretamente a sua posição no mercado, seja pelo preço, acessibilidade, valor agregado, experiência de compra ou diferencial no ato do empréstimo. Os fatores podem ser dos mais variados ou até mesmo um conjunto de todos esse citados acima. Solucione seus problemas e foque no cliente!

 

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