Quais são os pré-requisitos para contratar um bom time no consignado?

Quais são os pré-requisitos para contratar um bom time no consignado?Não é novidade que o ativo mais importante que uma empresa pode ter são os funcionários. Afinal, são eles que fazem a “mágica” acontecer e permitem que a empresa cresça cada vez mais.

 

E, bom, é exatamente pela sua importância e impacto no andamento de uma empresa que o processo de contratação precisa ser pensado com cuidado. Mas você sabe quais são os pré-requisitos para fazer boas contratações e montar um bom time no consignado?

 

Para entender mais sobre esse processo que é extremamente importante, continue lendo o conteúdo. Quando terminar, sabendo quais pré-requisitos são importantes para uma contratação, você deve aprender como delegar tarefas para seu time de consignado. São duas tomadas de decisões importantes de se fazer, portanto não deixe de ler.

 

Está fazendo alguma tarefa e não quer parar para ler? Então utilize o player abaixo para escutar o áudio deste post.

 

 

5 Pré-requisitos para contratação no consignado

 

1. Conhecimento em informática

 

Para fazer parte do seu time de consignado é fundamental que, como primeiro pré-requisito, você avalie o conhecimento em informática do interessado na vaga.

 

Afinal, os funcionários de uma promotora possuem acesso direto ao sistema dos bancos e ao CRM utilizado pela empresa, que na maioria delas, acessam diariamente.

 

2. Utilizar o Excel

 

Se o funcionário terá que acessar diariamente o CRM ou o sistema dos bancos, é primordial saber utilizar o Excel, já que tanto em um quanto no outro é comum ser utilizado planilhas e relatórios.

 

3. Conhecimento básico de matemática e português

 

Parece óbvio, mas, justamente por esse motivo, é interessante que você considere esse ponto como um dos pré-requisitos. Por conta do retrocesso no aprendizado no ensino médio brasileiro, 7 em cada 10 alunos do ensino médio possuem nível insuficiente em português e matemática, segundo MEC.

 

Considerando essa informação, esse pré-requisito é importantíssimo, já que o funcionário precisará redigir e-mail, fazer comunicado para parceiros e internamente, cálculos de contratos, fatores, limites dos bancos, relatórios de comissionamento, conferência de dados bancários e outras tarefas que necessitam do conhecimento básico de matemática e português.

 

4. Boa oratória

 

A oratória é sinônimo de sucesso, afinal, como esperar que o seu funcionário tenha um bom desempenho com o restante da equipe e com clientes, se ele sente uma enorme dificuldade em se expressar e ter uma fácil comunicação?

 

Você precisa que o seu colaborador consiga alimentar um bom relacionamento com cliente, parceiro, equipe e vendas. Portanto, esse é um pré-requisito chave para a contratação no consignado.

 

5. Relacionamento interpessoal

 

No consignado é fundamental que o seu time saiba lidar com o público e com os parceiros. Então, se você deseja que sua empresa continue progredindo, você deve avaliar o relacionamento interpessoal como pré-requisito para a contratação.

 

Existe diferença nos pré-requisitos para cargos de gestão?

 

Na verdade, sim! Como cargos de gestão exige um nível mais avançado, os pré-requisitos precisam ser mais específicos e rigorosos, confira abaixo:

 

  • Certificação (para regulamentar todos os processos juntamente aos bancos e transpor segurança aos clientes);
  • Conhecimento de sistema (Ter conhecimento em nível avançado dos sistemas utilizados para repassar para sua equipe e sanar possíveis problemas);
  • Identificação de documento (realizar análise documental para identificar possíveis alterações e/ou risco de fraude).

 

No caso do último pré-requisito, a “identificação de documento”, existem cursos que o candidato ao cargo de gestão pode realizar, então, na entrevista, você pode questionar sobre isso e já facilitar o processo, mantendo os candidatos que já realizaram o curso e dominam o assunto.

 

 

Conclusão: Os pré-requisitos são fundamentais para uma contratação mais assertiva!

 

Uma boa contratação no consignado, como você já deve ter percebido, exige um nível criterioso de avaliação e, por esse motivo, a contratação vai muito além de um rápido “passar de olhos” no currículo do interessado.

 

Os pré-requisitos servem para que você seja mais assertivo e avalie o profissional considerando exatamente o que a sua empresa precisa para continuar progredindo.

 

Assim, com os pré-requisitos já estabelecidos, você consegue fazer com que a vaga seja mais seleta, já que os interessados só vão entrar em contato se eles contarem com o que é pedido nos pré-requisitos. Além disso, você não corre o risco de deixar um fator fundamental, mas básico, de lado, por conta, justamente, desses requisitos preestabelecidos.

 

Se você gostou desta postagem, compartilhe nosso blog com amigos e corretores da sua equipe e deixe seu comentário aqui.

 

Sobre o autor: