Sucesso no consignado: sorte ou persistência?

Como os profissionais de todas as áreas, quem trabalha no mercado de credito consignado almeja ter sucesso em sua vida profissional. Mas quantas vezes você já se sentiu impotente diante de uma situação difícil? Quantas vezes ficou desmotivado em um momento de baixa nas vendas do consignado? Não é uma situação exclusivamente sua. Acontece com todos, diversas vezes, mas a atitude tomada diante das adversidades que define o sucesso nesse mercado tão competitivo.

 

Esta fazendo alguma tarefa e não quer parar para ler? Utilize o player abaixo para escutar o áudio deste post.

Ao contrario do que muitos pensam, o fracasso não é o oposto do sucesso, mas sim a desistência. Se em algum momento, você, empresário, dono de uma promotora ou corretor de empréstimo consignado, fracassou, quer dizer que você esgotou todas as alternativas possíveis naquele esforço para conseguir alcançar o objetivo, que na maioria das vezes é fechar um acordo com cliente ou alcançar uma meta agressiva.

 

Você precisa ser persistente, ao invés de insistente. Mas você sabe qual é a diferença entre os dois? Na insistência, o corretor erra, fracassa diversas vezes e continua fracassando porque não faz nenhuma mudança. Resumindo, é uma pessoa teimosa e cabeça dura. Na persistência, o corretor erra, fracassa, mas ele usa aquilo como aprendizado, estuda, observa o mercado, muda a estratégia de abordagem até alcançar o sucesso. Entendeu a diferença? Traçar o objetivo e continuar na direção dele mesmo que com obstáculos, é fundamental. O tamanho do seu sucesso vai depender do tamanho da sua persistência para alcançar seu objetivo, e isso é uma característica comum entre empreendedores de sucesso, como Sílvio Santos (Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão), Ralph Lauren (Fundador da grife Ralph Lauren) e Romildo Assunção (Fundador e Presidente da Assunção Promotora).

 

Batemos um papo com o Romildo. Abaixo, ele nos conta como foram os desafios e como agiu diante das adversidades do mercado até alcançar o sucesso, também deixou um recado para quem almeja ser bem sucedido no mercado de consignado. Leia:

 

2Tech: Houve algum momento em que você achou que o negócio poderia não dar certo (ou poderia não crescer como você desejava)? Pode comentar um pouco desse momento?

 

Romildo Assunção: Eu sempre acreditei que daria certo, mesmo quando tudo parecia pouco provável. O mercado de crédito consignado, por ser relativamente novo e em meio as mudanças que o nosso país vem passando, tem se transformado em uma velocidade bastante acentuada, o que nos trouxe grandes avanços, mas que por vezes nos assusta. Um dos momentos mais delicados do crédito consignado, foi quando por determinação do BACEN os bancos tiveram que modificar o formato de pagamento de comissões, neste período todos nós do ramo de consignado tivemos que nos reinventar para que pudéssemos permanecer no mercado.

 

2Tech: Como foi o desafio de expandir a Assunção Promotora para todo o Brasil? O que foi fundamental para sustentar essa expansão, na sua opinião?

 

Romildo Assunção: Eu sempre fui movido a desafios, desde quando decidir sair de Carolina e ir para Imperatriz em busca de algo melhor. Na empresa não foi diferente, o momento que considero determinante no processo de expansão se deu em virtude do volume de vendas que estávamos projetando e precisávamos ter mais acesso aos bancos parceiros, foi quando decidimos transferir a nossa sede para São Luís, capital do Estado do Maranhão. Porém, o ponto fundamental para que fosse garantida essa expansão foram as pessoas, pois sempre pude contar com colaboradores que se doaram e fizeram as coisas acontecerem, aos quais sou muito grato.

 

2Tech: Quais dicas você daria para outros empresários do segmento que estão buscando maior tração em seus negócios?

 

Romildo Assunção: Gerir de forma sustentável e equilibrada, sempre buscando a perenidade dos negócios; Investir em pessoas; e sempre está atento e preparado para as mudanças do mercado.

 

Como foi visto acima, a persistência e vontade de crescer foram primordiais para que os objetivos do Romildo fosse alcançado. Isso foi sorte ou persistência? coincidência ou competência? Sem foco, atitude e coragem pra assumir riscos que empreendedores de sucesso assumiram, não é possível alcançar os objetivos. Diversos empreendedores bem sucedidos fracassaram dezenas, centenas vezes até chegar ao sucesso profissional. Tudo depende do quão persistente você é.

 

 

Dicas de sucesso

Nós, do Gerencial Crédito – 2TECH, preocupados com o seu sucesso profissional, queremos participar do seu crescimento. Selecionamos alguns filmes e livros com ótimas histórias de grandes empreendedores e queremos compartilhar para você se inspirar!

 

Filmes:

 

Fome de Poder (The Founder). A história da ascensão do McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.

 

 

Sucesso Steve jobs

 

Jobs. O filme destaca momentos decisivos na vida de Steve Jobs, desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, até a introdução revolucionária do iMac. Fatos da vida pessoal de Jobs também são revelados, especialmente o conturbado relacionamento com sua primeira filha, Lisa.

É bom lembram que foram dois filmes feitos sobre Steve Jobs, um em 2013, outro em 2015. Aconselhamos a assistir os dois.

 

 

 

 

 

Walt antes de Mickey. O filme conta a história de Walt Disney ainda criança, quando morava numa fazenda. Com o objetivo de ser um animador, foi atrás de seus sonhos na cidade grande, algo não tão fácil numa época onde as animações cinematográficas já não estavam em alta. Conhece algumas pessoas que o ajudarão a trilhar seu caminho. Em meio a tantos obstáculos, Walt irá mostrar que muitas vezes o que mais almejamos poderá ser encontrado no lixo.

 

 

 

Livros:

 

O sonho grande: Mostra como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo, comprando alguns dos principais símbolos econômicos do planeta.

 

Oportunidades disfarçadas: retrata casos reais de diversas empresas que foram afetadas por graves crises, mas conseguiram superá-las através de soluções criativas e inovadoras. Essas soluções encontravam-se camufladas nos próprios problemas. Eram oportunidades que só foram percebidas por causa do olhar aguçado daqueles que enfrentavam a situação sem se abaterem.

 

A persistência é uma atitude aprendida com o tempo, portanto, podem ser desenvolvidas a partir de qualquer momento, não importa sua idade e lugar que deseja treinar, a técnica é muito simples. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

 

1 – Qual seu OBJETIVO?

2 – Quais são as ALTERNATIVAS?

3 – Quais as VANTAGENS e DESVANTAGENS de cada uma das alternativas?

4 – ESCOLHA uma alternativa.

5 – FAÇA o que foi escolhido.

6 – Avalie os RESULTADOS.

7 – Aprenda e faça MELHORIAS.

 

Rumo ao sucesso!

 

Se você gostou de nossas dicas, compartilhe nosso blog com seus amigos e corretores da sua equipe.

 

Sobre o autor: